7 conselhos para um futuro Líder

  1. Conheça bem cada subordinado. Escreva todos os nomes de seus subordinados, memorize, depois faça um breve mas detalhado perfil de cada um: Impressões, gostos, posturas, formação e etc. Leia estes perfis até assimilar bem e continue alimentando este perfil com novas informações.

 

  1. Conhecendo bem, trate cada um diferente, demonstre ou deixe transparecer que conhece cada um deles. Nunca os trate como uma massa informe.

 

  1. Demonstre segurança, mas evite a arrogância. Evite emitir opinião antes de ouvir todos, estimule-os a falar transferindo uma pergunta dirigida a você a outro subordinado. Use o consenso grupal para decidir, aos poucos você vai colocando o que pensa, mas com um conhecimento do que todos pensam.

 

  1. Evite embates diretos, use os conciliadores que todo o grupo possui. Anote quem apresentou uma postura desafiadora para pensar em estratégias e para saber quem questiona a sua liderança. Lembre-se você é o líder, então demonstre ser paciente e conciliador, ouvindo seu opositor com um ar paternal e um quase sorriso nos lábios. Não existe a necessidade de responder aos questionamentos, faça isso somente se tiver total segurança, mas sempre use palavras doces.

 

  1. Um líder deve ouvir muito, ponderar muito e depois emitir uma opinião que deve levar em conta todas as contribuições. Deixe suas convicções para um segundo momento, quando já tiver a aceitação do grupo. Quando sentir que é o momento e se houver necessidade comece colocar suas próprias ideias em prática.

 

  1. Seus subordinado são os melhores, mesmo que não seja verdade. Passe esta imagem para os demais. Eles precisam sentir que você os defende, por isso jamais faça qualquer crítica ou comentário negativo de sua equipe. Quando realizar avalições, demonstre as deficiências e qualidades de cada um de forma objetiva, sempre em relatórios sigilosos.

 

  1. Lembre-se seu papel é de um facilitador e nunca de um ditador de normas, sua função é mantê-los motivados e produtivos. Nunca deixe suas questões pessoais ou sua vaidade interferir neste papel. Quando receber uma crítica, não leve para o pessoal, distancie, analise de forma imparcial e vai ver que não foi pessoal.


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