Pequenas atitudes podem lhe tornar querido ou odiado no ambiente profissional

Somos vistos e julgados

Estamos o tempo todo mobilizando a atenção das pessoas em geral, e principalmente no ambiente de trabalho. Cada ato, comportamento ou o que falamos são informações que passamos aos demais sobre nós mesmos. Demorei para perceber a importância de cumprimentar todas as pessoas que trabalho diretamente. Isso eliminou comentários e tornou minha vida organizacional mais fácil. São pequenas atitudes, mas que mudam muito a nossa relação com ambiente profissional.

Atitudes como:

Sorrir ao dar bom dia.

Fazer comentários simples e rápidos com todas as pessoas, indistintamente.

Reparar num corte de cabelo, pequenas coisas que demonstra preocupação e certo carinho como outro.

Falar o nome de todas as pessoas, da recepcionista ao gerente.

Falar com todos com a mesma cordialidade. Cuidado com suas preferências.

Claro que algum dia estaremos mal humorados e irritados, mas a maior frequência de simpatia contará a nosso favor.

Gostaria de compartilhar uma experiência.

Visitando uma grande empresa e esperando pacientemente na fila do elevador percebi que o dono da empresa estava também aguardando logo atrás de mim. Imediatamente ofereci o meu lugar, que foi educadamente recusado. Olhando ao redor vi que haviam funcionários na minha frente e que só eu estava preocupado em ceder o lugar na fila. Entendi que essa era a postura daquele executivo, descobri depois que ele era amado por essa e outras atitudes. Vi que os elogios se referiam a esses pequenos comportamentos citados acima e percebi o quanto essas atitudes eram importantes.

Cuidado com a constância de atitudes que vou chamar de negativas:

Dar mostras de mal humor e certa arrogância, em filmes e séries pode parecer bom, mas na vida real vai gerar mais comentários negativos e apelidos do que lhe proporcionar sucesso.

Ver sempre o lado negativo, você pode se sentir o máximo apontando erros e fazendo críticas, porém nada é mais desmotivador do que esse tipo de atitude. Em toda a situação existe o lado positivo para ser lembrado.

Cuidado com a expressão de julgamentos negativos, palavras como preguiçoso, incompetente e outras devem ser evitadas ao máximo. Evite falar com seu colega ou subordinado se você estiver irritado com ele, cuide de esvaziar as emoções para ouvir calmamente o que aconteceu.

Colocações críticas através do autoelogio, se eu não vejo, se não sou eu para resolver, será que tenho que fazer tudo, etc. Você pode estar se sentindo o máximo ao disser isso, “só que não”, isso irritou as pessoas e não gerou nelas nenhum comprometimento com o trabalho.

Atitudes autocentradas, onde você se promove gera no outro sentimentos negativos, então evite ou use com certa doze de humildade. Ao invés de só fazer o comentário positivo sobre o seu trabalho, procure compartilhar o porquê de seu sucesso.



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