Processos de mudança nas empresas

Uma empresa é um organismo vivo, como uma floresta composta de plantas diversas e que são formadas por pequenas células. Para mudarmos ou transformarmos uma organização, começamos mudando as pessoas que a compõem, que são as células vivas que formam a empresa.

Mudando cada uma destas células, vamos gerar um efeito em cadeia que acaba por transformar toda uma empresa.

Para isso precisamos entender como está este organismo, do que ele está necessitando e o que está demais. Avaliando uma área da organização ou a empresa como um todo é feito um diagnóstico, que apesar deste nome esquisito significa exatamente captar o que falta e o que está demais para aquele organismo.

Pode faltar informação ou formação específica, faltar comunicação ou processos eficazes. Sobrando informações informais(FOFOCA), retrabalho e ineficiência.

Repondo o que falta com treinamentos focados e reajustando os processos de trabalho o ganho de eficácia é imenso. Gerando uma energia positiva, motivando as pessoas a produzir mais e aumentando o seu comprometimento com a qualidade do trabalho realizado.

Parece simples de realizar, e terá a sua eficácia desde que feito corretamente por profissionais interessados em olhar para esse organismo e realmente analisa-lo. Evitando profissionais que como “médicos sem tempo”, mau examinam um paciente já indicam remédios óbvios, que de fato atuam sobre os sintomas mas acabam por mascarar o que está errado naquele organismo.

As soluções tem seu tempo e os resultados aparecem claramente depois de um processo bem realizado. Transformando aquele organismo em um ser pulsante e pleno.

 

Palavra de jardineiro!



Deixe uma resposta